cultura O ator Antônio Abujamra recebe João Batista Cidrão, filho do poeta Patativa do Assaré, nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, no programa Provocações. A atração vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

[creditos:fc5e86078a]
Divulgação / TV Cultura [/creditos:fc5e86078a]

João Batista carrega consigo os versos do falecido pai e sob o peso dessa herança ele se emociona. “Eu me sinto com a responsabilidade de divulgar seus poemas e sua cultura depois que ele faleceu”, diz esse porteiro de um frigorífico na zona leste de São Paulo. A maneira que ele encontrou para preservar sua obra é simples. “Não existe lugar distante quando sou convidado a declamar suas poesias”, explica Cidrão.

Durante a conversa, João fala ainda da responsabilidade de ser filho desse poeta e da convivência entre eles. Das histórias que tem para contar, ele ressalta a da prisão de Patativa, em 1943, por desacato ao prefeito. Outro destaque fica por conta de uma revelação. Cidrão revela como seu pai, que frequentou a escola por apenas quatro meses, ganhou o título de Doutor Honoris Causa em cinco universidades.