oi A operadora de multisserviços Oi forneceu internet de alta velocidade, com e sem fio, aos mais de 1.800 jornalistas de 75 países que trabalharam na cobertura do Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA 2014™, que definiu os grupos e partidas da primeira fase da Copa, ocorrido nesta última sexta-feira, dia 6 de dezembro, no complexo da Costa do Sauípe (Bahia). Uma das patrocinadoras oficiais de marca do torneio e da Copa do Mundo da FIFA 2014™, a Oi foi contratada para prover diversos serviços de telecomunicações no evento, entre os quais o fornecimento de conexão de banda larga com e sem fio nos locais de trabalho da imprensa.

O volume de dados trafegados desde o dia 2 (quando a Oi disponibilizou os links de internet para o evento) até o fim do sorteio superou 3 Terabytes, sendo 1,9 de download e 1,17 de upload. Essa quantidade de dados corresponde a 647 DVDs ou 822 mil fotos em alta resolução. A qualidade dos serviços da Oi ficou evidente na alta velocidade de conexão obtida mesmo no pico de utilização desses serviços, que se deu no momento da cerimônia do sorteio, quando mais de 700 jornalistas, conectados simultaneamente à rede wireless da Oi, faziam upload de vídeos, textos e fotos e atualizavam todo o mundo sobre as partidas da fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA 2014™. A maior parte dos dados trafegados foi para fora do Brasil, o que comprova o tráfego de dados em alta escala para o exterior em grandes eventos como este.

A Oi disponibilizou na Costa do Sauípe um link com capacidade de 100 Mbps, exclusivo para utilização dos jornalistas nas áreas destinadas à imprensa (media center, área dos fotógrafos à beira do palco, tribuna de imprensa, zona mista, caminhões de geração de imagens e sala de coletiva de imprensa). Por meio dessa rede fornecida pela Oi à imprensa, a FIFA transmitiu ao vivo o sorteio final e diversas coletivas de imprensa que precederam o evento em seu canal no Youtube (www.youtube.com/FIFATV)