A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é o tema da série "Que Abuso é Esse?" que estreia no canal Futura. A narrativa, desenvolvida a partir de uma parceria técnica com a organização não-governamental Childhood Brasil, faz uso de linguagem lúdica para tratar esta que é uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Com oito episódios, a série tem como protagonistas três personagens de marionetes – a professora Elvira, o agente de saúde Damião e a dona de casa Neusa. Ao longo do programa, o trio de marionetes discute um assunto e, em seguida, um ou mais especialistas (que pode ser um profissional de saúde, advogado, psicólogo, educador, sociólogo ou assistente social) complementa com esclarecimentos e mais informações sobre o tema. Ao final de cada programa, informações sobre o Disque 100 – Disque Direitos Humanos são divulgadas, estimulando o seu uso e ressaltando sua importância.

Dentre os assuntos destacados pelos episódios está a definição de abuso sexual; as diferenças entre o carinho afetuoso e o abuso; o problema da violência entre gerações; as formas de reconhecimento dos indícios de abuso; o envolvimento da rede de proteção (familiares, educadores, agentes de saúde, vizinhos); a situação do abusador; os caminhos da notificação da denúncia, do atendimento e seus desdobramentos.

"Que Abuso é Esse?" estreia dia 11 de dezembro, às 21h15 no canal Futura.