Segundo reportagem do IdgNow, as operadoras Nextel, Tim, Oi e Vivo passarão a cortar a internet de clientes pós-pagos após o fim da franquia. No começo deste mês, a Nextel foi a primeira a adotar a medida, acabando com a redução de velocidade. A Tim será a próxima, e a partir do dia 20 de março, todos os clientes pós-pagos da operadora terão de gastar mais caso queiram continuar navegando.

Segundo a TIM, a medida “busca oferecer uma melhor experiência de navegação móvel, já que o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes contratados pode criar uma percepção negativa do serviço”.

Mas os clientes das operadoras Oi e Vivo não irão escapar, as empresas já planejam fazer o mesmo nos próximos meses. A única que ainda estuda se vai adotar ou não a medida é a Claro, mas essa mesma jogada já foi vista quando a Tim anunciou que não iria aderir ao novo formato. Resta saber se os clientes irão manter seus planos quando descobrirem que o novo formato torna inviável a utilização devido aos preços absurdos cobrados pelos pacotes adicionais.