A SES anunciou nesta segunda-feira, dia 23 de fevereiro, a compra de um novo satélite, o SES-14, para atender ao dinâmico aumento nos mercados de dados empresariais, demandas de mobilidade e de vídeos nas Américas e na região do Atlântico Norte. O lançamento faz parte da estratégia de crescimento da empresa, que também conta com os satélites SES-15 e SES-16/GovSat, todos com lançamentos previstos em 2017.

O novo satélite SES-14 será construído pela Airbus Space and Defence e operará na posição orbital 47.5/48 graus Oeste, substituindo o atual NSS-806, além de adicionar nova capacidade à posição. De composição híbrida, conta com feixes em bandas C e Ku com ampla cobertura na região da América do Sul e Atlântico Norte, assim como feixes em bandas Ku e Ka do tipo HTS (High Throughput Satellite, em inglês) com cobertura nas Américas e também Atlântico Norte.

Os feixes de banda Ku de ampla cobertura do SES-14 permitem um aumento da oferta de capacidade para atender à crescente demanda de plataformas de vídeos Direct-to-Home (DTH) e Direct-to-Cable nas Américas e também para garantir continuidade para os serviços VSAT existentes. Por outro lado, os feixes multi-spot de bandas Ku e Ka possibilitam a transmissão de dados de alta capacidade, ideais para aplicações como backhaul para telefonia móvel, serviços marítimo e aeronáuticos.