O canal de televisão por assinatura SescTV presta homenagem à artista plástica Tomie Ohtake, que morreu nesta semana aos 101 anos de idade. O canal exibe dois documentários da série Artes Visuais: Tomie Ohtake – Correspondências e Tomie Ohtake – Pinturas Cegas, dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 13h. As produções têm direção de Cacá Vicalvi.

O programa Tomie Ohtake – Correspondências visita a primeira de três exposições que o Instituto Tomie Ohtake preparou para comemorar, em novembro de 2013, o centenário de nascimento da artista plástica. Com curadoria de Agnaldo Farias e Paulo Miyada, a exposição apresenta os principais trabalhos da carreira de Tomie desde 1956 até 2013. Além disso, pesquisa temas recorrentes da produção da artista japonesa, naturalizada brasileira, como gesto, cor e materialidade.

Já o segundo documentário mostra a exposição Tomie Ohtake – Pinturas Cegas, que reuniu, pela primeira vez, 30 obras realizadas com olhos vendados pela artista plástica Tomie Ohtake, no final dos anos 50 e início dos 60. A exposição, que aconteceu entre janeiro e junho de 2011 no Instituto que leva o nome da artista, é analisada pelo curador da mostra Paulo Herkenhoff. O curador apresenta a semelhança entre algumas obras de Tomie e o mapa do globo ocular, que mostra a cartografia da visão.