Uma forte tempestade solar afeta todo o planeta desde a manhã desta quarta-feira, dia 18 de março, provocando um enorme risco para redes de distribuição de energia e sistemas de comunicações via satélite, de acordo com informações divulgadas pela BBC.

O Centro de Predições de Clima Espacial da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) divulgaram que as ondas de choque de plasma magnético produzidas pelo Sol atingiram nosso planeta cerca de 15 horas antes do previsto.

A tempestade foi classificada como categoria 4 (a escala vai até 5), de acordo com a BBC. A erupção que provocou esta tempestade solar ocorreu na última sexta-feira, dia 13 de março, e se trata de uma "classe X", a mais forte dentro das categorias. A tormenta foi dirigida diretamente para a Terra e é a primeira deste tipo no ano.

Apesar da potência e risco, até o fechamento desta nota nenhum efeito havia sido registrado. No entanto, os pesquisadores do NOAA afirmam que efeitos temporários poderão ainda ser sentidos ainda em sistemas de GPS e comunicações via satélite.