Primeira novela bíblica da Record, "Os Dez Mandamentos" é uma produção épica que reconta uma das mais famosas passagens da Bíblia: a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à terra prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai.

Livre adaptação dos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, a novela cobre mais de cem anos de história e terá 150 capítulos divididos em quatro fases. Com dezenas de personagens, além do conteúdo histórico, "Os Dez Mandamentos" também será repleta de conflitos familiares, intrigas, luta pelo poder.

A novela começa na cidade de Pi-Ramsés, no Egito, aproximadamente em 1300 a.C, quando o poderoso faraó Seti, que odeia e despreza o povo hebreu, decreta a morte de todos os bebês israelitas do sexo masculino. Para desespero do povo escravizado, muitos bebês são jogados no rio. Mas um deles é salvo por sua família, que o coloca num cesto de junco, confiando que Deus o levará para um lugar seguro.

O cesto desce pelo rio e acaba indo parar nas mãos da princesa Henutmire, que se apieda da criança e resolve ficar com ela. O menino é batizado como Moisés e é criado como um verdadeiro príncipe egípcio ao lado de seu tio-irmão, Ramsés, e da bela Nefertari, que despertará o amor dos dois, provocando muitos conflitos.

O elenco conta com nomes como Guilherme Winter, Sérgio Marone, Gisele Itiê, Denise Del Vecchio, Heitor Martinez, Luciano Szafir, Juliane Didone, Mel Lisboa, Samara Felippo, Zécarlos Machado, Larissa Maciel entre outros. Escrita por Vivian de Oliveira e direção geral de Alexandre Avancini, "Os Dez Mandamentos" estreia dia 23 de março às 20h30.