No próximo domingo, dia 5 de abril, o The Ultimate Fighter Brasil estreia sua quarta temporada com as lendas do UFC Rodrigo Minotauro e Maurício Shogun como técnicos e com Anderson Silva, apenas nos três primeiros episódios. Eles terão a missão de treinar os 16 atletas vencedores das batalhas eliminatórias, que acontecem nos dois primeiros episódios do programa. Apenas eles se mudarão para a casa do TUF, onde permanecerão confinados, treinando e se enfrentando a cada domingo.

Uma vez na casa, os lutadores serão divididos em duas equipes de oito integrantes. Os técnicos terão a ajuda de treinadores auxiliares, entre eles Rogério Minotouro, no Time Nogueira, e Demian Maia no Time Shogun. Semanalmente, os atletas de cada categoria irão se enfrentar no octógono e determinar quem avança na competição. Os dois finalistas de cada divisão irão lutar em um evento ao vivo do UFC, no Brasil. Os vencedores ganham um contrato com o UFC e o cobiçado título de Ultimate Fighter.

Inicialmente, Anderson Silva seria um dos técnicos do ‘TUF Brasil 4’ – o lutador participou das gravações em Las Vegas-, mas a Comissão Atlética do Estado de Nevada, que regulamenta todas as lutas do ‘The Ultimate Fighter’ em Las Vegas, solicitou que Anderson Silva encerasse sua participação na edição como resultado da suspensão temporária, após o resultado do exame pré luta do UFC 183.