Antes exclusiva na TV por assinatura, a série Downton Abbey chega à televisão aberta a partir de 1º de abril (quarta-feira). A responsável pela estreia é a TV Cultura, que adquiriu o direito de exibição de quatro temporadas do programa. Vai ao ar de quarta a sexta-feira, às 22h, logo após o Jornal da Cultura.

O drama de época se passa no início do século XX, na propriedade rural Downton Abbey, onde vivem a família aristocrática britânica Crawley e seus criados. Após a morte de um parente que estava a bordo do Titanic, Robert Crawley (Hugh Bonneville) descobre que o novo herdeiro da mansão é um primo distante, Matthew Crawley (Dan Stevens). A partir de então começa a luta dos Crawley para manter o legado de Downton Abbey.

Entre as várias tramas da série está a relação entre os moradores da mansão e os empregados, que mantêm suas diferenças por pertencerem a dois grupos sociais antagônicos. Acontecimentos como o naufrágio do Titanic, o início da Primeira Guerra Mundial e a pandemia de gripe espanhola costuram o enredo.