O canal de televisão por assinatura TV5Monde emitiu comunicado oficial na tarde desta quinta-feira, dia 9 de abril, sobre o ataque cibernético sofrido na noite da última quarta-feira e que deixou a emissora fora do ar em todo o planeta.

Veja também: Estado Islâmico ataca TV5 Monde e canal sai do ar

Confira o comunicado:

Nesta quarta-feira, dia 8 de abril, a partir de 20h50 (horário de Paris), o Grupo TV5 MONDE foi alvo de um ataque cibernético reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Este ataque cibernético interrompeu a distribuição de 11 canais, disponíveis em mais de 250 milhões de lares em todo o mundo, das 22h até 5h da manhã (horário de Paris). Uma programação alternativa foi então difundida para um conjunto de distribuição global.

Com exceção de notícias da TV5MONDE e da legendagem, as grades específicas dos programas dos 11 canais foram restauradas à sua programação normal (ou estão sendo pouco a pouco neste momento). No entanto, no que diz respeito à internet e aos sites de mídia social, estes ainda não foram todos reativados.

A equipe da TV5MONDE, junto com os prestadores de serviços técnicos e a Agência Nacional para a segurança dos sistemas de informação, estão fazendo todos os esforços para colocar em funcionamento os fluxos e os conteúdos digitais do Grupo.
Nenhuma mensagem ou ameaça prévia poderia ter previsto tal ataque.

Não obstante, segundo especialistas, tendo em vista o alto nível de segurança dos dispositivos já existentes e de sua recente verificação, este ciberataque foi provavelmente um projeto concebido e implementado há várias semanas.

Os ministros franceses das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional, assim como os ministros das Relações Internas, da Cultura e da Comunicação, e todos os Estados e parceiros canais do Grupo e da Organização Internacional da Francofonia, mostraram apoio ao Grupo, e esperam a restauração na íntegra da produção e da distribuição mundial dos 11 canais o mais rápido possível.