No domingo, 17 de maio, às 21h30, o Animal Planet exibe o documentário A Verdadeira História de Free Willy, um registro emocionante sobre a história de Keiko e de tantas outras orcas que são retiradas dos oceanos e separadas de suas famílias.

Capturada e separada de seus pais quando tinha dois anos, Keiko passou os 14 anos seguintes em cativeiro, cumprindo um cronograma rígido de apresentações para turistas, até que Hollywood a escolheu para viver o papel principal em Free Willy, que viria a ser um sucesso de bilheteria.
Quando milhões de fãs no mundo todo, a maioria deles crianças, descobriram que Keiko não era livre como a sua personagem, iniciou-se uma campanha para devolvê-la a seu habitat natural. Depois de uma campanha com engajamento massivo, uma equipe de especialistas começou a trabalhar na readaptação de Keiko às águas da Islândia, onde ela nasceu.

Na fase inicial, a baleia passou dois anos em Oregon, Estados Unidos, recuperando a saúde e, em 1998, foi enviada para a Islândia – assim, Keiko tornou-se a primeira orca de cativeiro a regressar ao mundo selvagem.
Ainda hoje, há a discussão sobre a eficácia da iniciativa de devolver a baleia para o ambiente selvagem e segue o debate sobre qual seria o destino ideal para as cinquenta e quatro orcas que ainda permanecem em cativeiro.