A partir deste mês, o IBOPE Media entregará os primeiros resultados da medição de TV Digital Terrestre (TDT) em celulares e tablets. Neste primeiro momento, a medição do TDT Mobile reportará a audiência das emissoras e programas televisivos da Grande São Paulo.

O IBOPE Media tem trabalhado na consolidação da audiência de TV em todas as suas formas para complementar a medição 360º. Desde março, já temos o Time Shift Viewing (TSV) em nossos 15 mercados regulares e, no segundo semestre, começaremos a medir também a audiência de programas de TV assistidos em computadores”, afirma Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Measurement do IBOPE Media.

A tecnologia do TDT Mobile foi trazida pelo IBOPE Media para o Brasil por meio de uma parceria exclusiva com a Video Research, empresa japonesa que desenvolveu um aplicativo que, ao ser instalado nos celulares e tablets com sistema operacional Android e capacidade de recepção de sinais de TDT, envia informações sobre o consumo do conteúdo televisivo no aparelho.

Os clientes do IBOPE Media também poderão – de acordo com as condições comerciais estabelecidas em contrato – ter acesso, como cortesia, até junho, ao Módulo Plataformas 360°, versão exclusiva do software Media Workstation, que permite analisar os dados de TSV e de TDT Mobile de forma isolada das outras audiências. Ao longo deste ano, os dados dessas medições, juntamente com os do PC TV, serão entregues de maneira agrupada e gratuita para todo o mercado.