A Space System/Loral anunciou nesta terça-feira, dia 26 de maio, que o novo satélite Star One C4, desenhado e criado para a Embratel Star One, já se encontra na base de lançamento em Kourou, na Guiana Francesa, onde será levado ao espaço pela Arianespace.

"Embratel Star One e SSL compartilham um compromisso para melhorar a infraestrutura de comunicação na América Latina e prover um serviço excepcional", disse John celli, presidente da SSL. "Star One C4, que é um avançado e poderoso satélite, também tem um significado especial para a SSL, pois marca nossa 50ª missão em conjunto com a Arianespace".

Ao ser lançado, o satélite ficará localizado na principal posição satelital com cobertura sobre o Brasil, em 70º Oeste, que atualmente transmite sinais da maiores emissoras brasileiras e terá entre 22 e 25 milhões de antenas parabólicas apontadas para sua direção. O novo satélite tem expectativa de uso de 15 anos ou mais.

O Star One C4 terá 48 transpônderes em banda KU, aumentando consideravelmente a capacidade na posição orbital de 70º Oeste. "O novo satélite reforçará nosso serviço de DTH (a Claro hdtv) no Brasil enquanto expande o acesso para outros países latino americanos e parte do território do Estados Unidos", disse Gustavo Silbert, presidente da Embratel Star One.