A Telefônica Vivo, pioneira na utilização de Estações Rádio Base (sites) sustentáveis no Brasil, ultrapassa a marca de 100 equipamentos com esta tecnologia em todo o país. Só em Manaus, a empresa fechou o primeiro semestre com mais de 30 soluções verdes, como também são conhecidas, fazendo da capital amazonense a cidade com o maior número de sites sustentáveis do país.

A primeira unidade no Amazonas foi implantada em setembro de 2013, na área de Ponta Negra, marcando o início da operação por meio de sites sustentáveis na Região Norte. O projeto da Telefônica Vivo, primeiro desta natureza em todo o país, teve início no mesmo ano, em março, a partir de Brasília, voltado a fornecer sinal 4G para os torcedores no Estádio Mané Garrincha ainda durante a Copa das Confederações. O mais recente equipamento foi instalado na cidade turística de Porto Seguro, no Sul da Bahia.

Desenvolvido no Brasil pela equipe de engenharia da Telefônica Vivo, o site sustentável é destinado à transmissão de sinal de telefonia celular 3G e 4G. Externamente, o equipamento tem estrutura similar à de um poste de iluminação pública comum, o que reduz impactos ambientais e visuais nas áreas urbanas. Os sites sustentáveis dispensam a utilização de motor gerador ou consumo de diesel e utilizam menos energia do que as antenas tradicionais.