O canal Curta! estreia em 2016 mais de 220 horas de conteúdo brasileiro inédito. Apoiada pelo Fundo Setorial do Audiosivual/Ancine, a parceria do canal com 30 produtoras brasileiras vai trazer para o assinante 14 telefilmes documentais de longa metragem e 34 séries. Os conteúdos serão exibidos nos blocos temáticos "Segunda da Música", "Terça das Artes", "Quarta de Cinema", "Quinta do Pensamento" e "Sexta da Sociedade" e um fim de semana de cultura e humanidades.

Um dos destaques da programação 2016 é "Inhotim, O valor das coisas", que detalha em 13 episódios o acervo do museu a céu aberto que virou um sucesso de público, com direção de Pedro Urano. Localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a série mostra o registro das obras expostas nos pavilhões, visitas aos ateliês dos artistas; entrevistas com pesquisadores, curadores, colecionadores, astrônomos, botânicos, físicos e matemáticos; trechos de filmes de acervos particulares de artistas. Ainda sobre artes, o canal traz novidades como "Estados da Arte", de Eduardo Goldenstein, que traça um panorama da arte brasileira contemporânea.

Dirigido por Betse de Paula e Jacques Cheuiche, “Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro”, mostrará a cada episódio, o trabalho criativo de um fotógrafo cinematográfico em cenas gravadas entre a casa do entrevistado e seu local de trabalho. Ao mesmo tempo, revemos as cenas dos grandes filmes brasileiros com uma nova ótica. São destaques também as séries “Arquitetos do Brasil” com direção de Herbert Henning, “Designers Brasileiros” de Helder Aragão, “Latitude, Longitude”, sobre folclore, e “No Caminho do Bem”, sobre religiosidade no Brasil, dirigidos por Belisario Franca.

O Curta! apresentou este ano quatro documentários sobre o Grupo Corpo e em 2016 exibe “Por um Triz”, bastidores do espetáculo do mesmo nome do principal grupo de dança brasileiro. Nas séries musicais estão “Braguinha”, série dirigida por Darcy Bürger sobre um dos maiores compositores do país; “A história da indústria fonográfica no Brasil”, dirigido por Darcy Bürger e Bruno Levinson, criador do festival Humaitá Pra Peixe, dirige a série de 12 episódios “As canções da minha vida”.

Programação sujeita a alteração, por se tratar de programação futura

Upfront 2016:
AMC
Animal Planet
Discovery
Discovery Home&Health
Discovery Kids
Discovery Turbo
GNT
HBO
Investigação Discovery
Megapix
Nickelodeon
OFF
Telecine
TLC
Universal
Viva

e mais