No programa Café Filosófico deste domingo, dia 3 de dezembro, a desembargadora Ivone Ferreira Caetano discute o tema A criança e a discriminação racial e social. Comandado por Otávio Martins e Clarissa Kiste, a edição vai ao ar às 21h, na TV Cultura e no canal oficial do programa no YouTube.

Há um conceito histórico na criação dos filhos no Brasil, apresentado de acordo com as classes sociais. As transformações e sedimentações da personalidade na infância dependem do ambiente familiar e social no qual os pequenos transitam. Ao longo da atração, Ivone Ferreira aborda, também, aspectos relativos à etnia e à infância, como a persistência da lógica da escravidão no desenvolvimento psicossocial e a invisibilização de uma criança negra.

A série de debates que cercam as configurações familiares e seus desafios, com curadoria de Maria Aglaé Tedesco Vilardo, tem como objetivo refletir sobre a importância da tomada de consciência de gênero, classe e raça, para o bom funcionamento das novas dinâmicas familiares e sociais.