A queda e o desmantelamento do Império Otomano tiveram forte influência nas tensões contemporâneas em regiões como a Síria, Líbano, Palestina e Israel. A investigação desse processo é o tema do documentário dividido em duas partes "Declínio dos Otomanos: o Oriente Médio partido”, que o canal Curta! disponibiliza no NOW (serviço sob demanda da NET e Claro).

No primeiro episódio, “As nações contra o Império”, é detalhado o recuo da Europa realizado pelo Império Otomano depois de cinco séculos de dominação, movimento que ocorreu entre a independência da Grécia, em 1830, e a guerra dos Bálcãs, entre 1912 e 1913. Já a segunda parte, intitulada “Oriente Médio Fragmentado”, trata do violento processo de ocupação pelos otomanos da Ásia menor e de províncias arábes, que resultou em episódios como o extermínio da população armênia cristã, considerado o primeiro genocídio do séciulo XX.

Declínio dos Otomanos” faz parte do pacote de conteúdos adquirido pelo Curta! do Arte France, tradicional canal público franco-alemão. Na programação linear, a primeira parte da produção chega ao Curta! no dia 16 de fevereiro, às 23h, na faixa Sexta da Sociedade.