“Como cão e gato” – assim dizem quando duas pessoas brigam o tempo todo. Embora existam donos que contrariam o dito popular e tenham felinos e caninos convivendo em total harmonia, não faltam famílias que sofrem com os embates violentos entre seus pets.

A partir deste sábado, 24 de fevereiro, às 18h25, Jackson Galaxy, de “Meu Gato Endiabrado”, e Zoe Sandor intervêm em lares onde vivem pessoas desesperadas e cansadas de apartar cães e gatos, com a nova série do Animal Planet: Meu Amigo Cão, Meu Amigo Gato.

Ele tem no currículo mais de duas décadas de experiência em comportamento de felinos domésticos; ela é treinadora de cães com mais de 15 mil horas de prática e sabe como modificar padrões comportamentais em animais com todos os tipos de temperamentos.

A cada semana, a dupla de especialistas parte em socorro de uma família que simplesmente não consegue apaziguar os ânimos de seus animais de estimação e vive uma rotina de tensão – entre brigas, grunhidos, rosnadas, gritos e sangue. Em geral, todas as dinâmicas da casa já foram afetadas por pets briguentos e territorialistas.

Jackson e Zoe detectam os comportamentos que precisam ser corrigidos – tanto por animais, quanto por humanos – e, com as dificuldades da família em mente, criam um plano de longo prazo para que cães e gatos aprendam a conviver. As estratégias incluem alguns exercícios e procedimentos que devem ser repetidos diariamente, ao longo de vários meses, com o grande objetivo de colocar fim nos conflitos de uma vez por todas. Jackson e Zoe fazem visitas periódicas nas casas e a série documenta os resultados observados em cada uma delas.