Depois do sucesso da temporada de "Malhação: Viva a Diferença", a Globo estreia uma nova temporada a partir da próxima quarta (07). "Malhação: Vidas Brasileiras" apresenta a professora Gabriela Fortes, uma figura importante vai mergulhar fundo no universo dos alunos do ensino médio da escola Sapiência.

Inspirada na premiada obra canadense "30 vies", escrita por Patrícia Moretzsohn, com supervisão de Daniel Ortiz e direção artística de Natália Grimberg, a história vai mergulhar na vida de cada um dos 17 alunos do primeiro ano do ensino médio da escola Escola Sapiência para tratar de questões como drogas, machismo, desemprego, idealização do corpo, racismo, assédio, intolerância religiosa, maternidade precoce, entre outros assuntos.

Gabriela Fortes (Camila Morgado) é uma professora absolutamente apaixonada pela profissão. Sua vocação vai além do ofício, está estampada na alma. Corajosa, traz consigo a jovem idealista do passado, que esperava mudar o mundo através do seu trabalho em sala de aula. Há anos ensina Português e Literatura na Escola Sapiência, colégio particular de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, e a cada dia fica mais evidente sua necessidade de se dedicar a um sonho antigo: contribuir com a educação de adolescentes carentes, dando a eles uma possibilidade de um futuro diferente.

As duas turmas do primeiro ano do ensino médio da escola Sapiência trazem uma mistura entre alunos regulares e bolsistas, que ganharam a oportunidade de estudar num colégio que é referência de ensino graças a uma parceria com a ONG Percurso, liderada por Rafael (Carmo Della Vecchia). Gabriela consegue fechar uma parceria com a ONG para oferecer bolsas de estudo para jovens de baixa renda na escola. Assim, as turmas do primeiro ano do ensino médio passam a ter uma mistura entre alunos regulares com bolsistas. Gabriela tem a missão de apresentar resultados positivos logo no primeiro ano.

A turma é composta pelos alunos Flora (Jeniffer Oliveira), Tito (Tom Karabachian), Jade (Yara Charry), Úrsula (Guilhermina Libanio) e os bolsistas Verena (Joana Borges), Érico (Gabriel Fuentes) e Michael (Pedro Vinícius). Já na turma B estão Alex (Daniel Rangel), Pérola (Rayssa Bratillieri), Felipe Kavaco (Gabriel Contente), Hugo (Leonardo Bittencourt) e os bolsistas Talíssia (Luellem de Castro), Leandro (Dhonata Augusto), Amanda (Pally Siqueira) e Maria Alice (Alice Milagres).

Para contar as histórias dos alunos, atores do elenco da Globo farão participações especiais vivendo personagens da vida pessoal de cada um dos adolescentes. Malu Mader e Daniel Dantas participam da primeira trama e vivem os pais de Felipe Kavaco (Gabriel Contente). O menino chama a atenção de Gabriela quando começa a chegar desanimado à escola e apresentar dificuldades de leitura durante as aulas. Assim que percebe o comportamento do rapaz, Gabriela tenta entender o que está acontecendo e descobre que o clima na casa dele não é dos melhores. Desde que Jairo (Daniel Dantas) ficou desempregado, os desentendimentos com a esposa Melissa (Malu Mader) ficaram frequentes. Arrasado, Kavaco busca alternativas para tentar ajudar em casa e começa a trabalhar escondido dos pais.

Completam o elenco nomes como Edson Celulari, Ana Beatriz Nogueira, Guta Stresser, Luis Gustavo, Leticia Isnard,Felipe Rocha dentre outros. A nova temporada de "Malhação" estreia dia 07 de março, após o "Vale a Pena Ver de Novo" na Globo.