Coprodução do canal History com a Cine Group, a minissérie "Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília" conta a grandiosa história da construção da cidade pela ótica das pessoas que trabalharam para erguer a nova Capital Federal em uma região até então inóspita, o cerrado do Planalto Central. No elenco, Rodrigo Garcia, Bruno Bellarmino, Renata Calmon, Paulo Roque e Iuri Saraiva.

Para retratar com precisão essa época memorável, foi realizada uma extensa pesquisa histórica, com a consultoria de dezenas de especialistas, entre historiadores, jornalistas, antropólogos, documentaristas, cientistas e arquitetos como eloísa Murgel Starling, Ronaldo Costa Couto, Lia Zanotta Machado, Sylvia Ficher, Luis Nassif, Pedro Henrique Pereira Campos entre outros.

Com base em pesquisas e depoimentos reais, a produção de "Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília" estabeleceu duas linhas narrativas: a dramatúrgica, com cenas históricas recriadas por cenários digitais em 3D, recriando as cenas de construção, e a documental, com imagens de época capturadas em arquivos de museus e acervos, além de depoimentos de renomados especialistas de diversas áreas.

A controvertida e épica construção de Brasília, uma das maiores obras urbanísticas de arquitetura e engenharia do século XX, é apresentada por meio dos desafios dos pioneiros, que transformaram uma empreitada, vista por muitos como faraônica, em realidade. Cinco personagens ficcionais, de diferentes profissões e origens, representam a gama de trabalhadores envolvidos no processo. Os quatro episódios repassam todas as etapas da saga: do sonho à inauguração da Capital do Brasil.

Em comemoração ao aniversário de Brasília, o History fará uma pré-estreia especial de "Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília", no dia 21 de abril, às 19h, e reexibirá o primeiro episódio no domingo, 22 de abril, às 23h35. Os demais episódios inéditos irão ao ar aos domingos, também às 23h35.