No domingo (29), o Canal Brasil transmite com exclusividade no país a cerimônia de entrega da quinta edição dos “Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano”, que acontece no Teatro Vidanta, em Playa del Carmen, México.

Grandes nomes da sétima arte de 23 países – nações falantes da língua hispânica, além de Brasil e Portugal – estarão reunidos para celebrar a produção audiovisual da região. Com apresentação de Simone Zuccolotto e comentários do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, o conteúdo estará disponível também no Canal Brasil play.

Em 2018, o evento vai laurear produções nas categorias ficção ibero-americana, direção, roteiro, música original, ator, atriz, animação, documentário, montagem, direção de arte, fotografia, direção de som e obra-prima de ficção ibero-americana, além do prêmio para educação e valores e minissérie. O prêmio é promovido pela Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais (EGEDA) e pela Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA). Há 16 anos, as instituições se uniram para criar o Prêmio Luis Buñuel, responsável por eleger as melhores produções da região. Títulos como Whisky (2004), O Banheiro do Papa (2007) e Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011), exibidos pelo Canal Brasil, já receberam o troféu.

Nesta edição, o Brasil é representado por cinco obras em quatro categorias. "Como Nossos Pais"(2017) concorre na categoria Cinema e Educação em Valores. Julio Andrade concorre ao prêmio de melhor ator em série de televisão por "Um Contra Todos" e Plinio Profeta disputa o título de melhor trilha sonora por "O Filme da Minha Vida" (2017). Duas produções nacionais também participam da categoria melhor animação: "História Antes de uma História" (2015), de Wilson Lazaretti; e "Lino – Uma Aventura de Sete Vidas" (2017), de Rafael Ribas.

Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano será exibido no dia 29 de abril, às 23h no Canal Brasil.