As séries "Um Filme de Cinema", "Zora Curiosa" e "Nino, Viagem ao Conhecimento" são as novidades da TV Brasil Animada, faixa de programação da emissora pública dedicada às crianças. As três produções independentes estreiam na TV Brasil nesta segunda (30). Ainda inéditas no canal, as obras foram selecionadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

Obra ficcional de dramaturgia, "Um Filme de Cinema" acompanha Bebel, filha de um diretor de cinema em crise. A menina decide fazer um filme com seus amigos. Essa produção se torna uma grande aventura e leva a turma da Bebel e sua família a um mergulho na história do cinema. Ao mesclar passagens de drama e comédia, a trama constrói uma narrativa que aborda o universo infantil com leveza e criatividade.

A série documental "Zora Curiosa" passeia pelo imaginário infantil ao retratar brincadeiras como amarelinha, pular corda, pique-pega, pique-bandeira, passar anel, bater bafo, bolinha de gude e até carrinho de rolimã. Para mostrar essas atividades, o interprograma conta com crianças de diversas origens que explicam a dinâmica das brincadeiras. Meninos e meninas das áreas urbanas às indígenas, passando pelos quilombolas, descendentes de imigrantes e moradores de áreas periféricas são protagonistas.

Uma aventura fantástica de busca e aprendizado. Sob essa perspectiva, a animação "Nino, Viagem ao Conhecimento" traz a história de um robô que tem personalidade de uma criança de 8 anos. Com 13 episódios de 5 minutos, o desenho da mineira Z1 Produção Audiovisual é dirigido por Ronaldo Zenóbio. O protagonista é criado pelo cientista Cícero em uma casa-laboratório-móvel longe do contato com as mazelas humanas. Por sua condição de máquina-quase-humana, Nino precisa lidar com temas humanos inerentes ao universo infantil. As histórias abordam o convívio com Cícero, sua irmã humana Agatha e outros personagens que surgem durante a série.

A partir de 30 de abril, a dramaturgia "Um Filme de Cinema" será exibida ao meio-dia enquanto o interprograma "Zora Curiosa" ganha janela às 12h25 e às 14h10. Já a animação "Nino, Viagem ao Conhecimento" entra no ar às 15h45. Essas produções serão veiculadas de segunda a sexta-feira na TV Brasil.