Nesta segunda (21), o Canal Brasil estreia a produção inédita "Garimpeiros do Voto". O filme acompanha os bastidores das eleições municipais do Rio de Janeiro em 2016 sob a perspectiva dos marqueteiros que elaboraram as campanhas dos candidatos à prefeitura da cidade.

Escândalos como o mensalão e as investigações da Operação Lava Jato mudaram os moldes da propaganda política brasileira assim como a recente reforma eleitoral. Os impactos e consequências desses acontecimentos são analisados pelos principais especialistas da ciência política do país.

A produção apresenta ainda depoimentos dos estrategistas digitais dos candidatos Marcelo Freixo e Marcelo Crivella, que alcançaram o segundo turno do pleito. Os entrevistados comentam as táticas de cada político para transformar reações e comentários em redes sociais em votos nas urnas. Diretores dos principais institutos de pesquisas dissertam sobre as diferenças entre a votação de 2016 e as anteriores e jornalistas e especialistas em marketing digital discutem como os debates e as passeatas eram analisados pelo ponto de vista virtual.

"Garimpeiros do Voto" estreia dia 21 de maio, às 22h no Canal Brasil.