A partir das histórias de quatro mulheres, o documentário "I Am Evidence" será exibido nesta segunda (14) na HBO, com um olhar sobre a alarmante e crescente tendência de casos de estupro sem solução nos EUA, e as medidas que vítimas e advogados têm tomado.

A atriz Mariska Hargitay, conhecida por interpretar a detetive Olivia Benson em “Law and Order: SVU”, decidiu usar sua experiência com o delicado assunto de crimes sexuais para produzir um documentário. Este documentário explora a maneira chocante como os casos de violência sexual foram processados historicamente nos Estados Unidos.

A produção conta a história de quatro sobreviventes de crime sexuais que tiveram seus julgamentos negligenciados. Isso porque os materiais genéticos que comprovariam os estupros dessas vítimas ficaram anos sem serem testados, o que eventualmente pode impossibilitar a realização dos exames por deterioração do material coletado.

Histórias como essas são comuns nos Estados Unidos, que não tem uma legislação sobre o período em que esses testes devem ser feitos. O filme também examina como algumas vítimas são culpabilizadas por policiais que não receberam o devido treinamento.

"I Am Evidence" estreia dia 14 de maio, às 22h na HBO.