Ambientada na Bahia, "Segundo Sol" é a nova novela das nove da Globo, que estreia nesta segunda (14). De João Emanuel Carneiro, com direção artística e geral de Dennis Carvalho, a trama vai falar do protagonismo que cada pessoa exerce em relação à sua própria história, e mostrar que todos podem buscar uma nova chance, um segundo sol.

No Santo Antônio Além do Carmo, bairro tradicional de Salvador, vivem os Falcão. O casal Dodô (José de Abreu) e Naná (Arlete Salles) e seus quatro filhos formam uma família unida e amorosa, mas cheia de conflitos e problemas. Naná é daquele tipo de mãe superprotetora e só enxerga qualidades nos herdeiros. Já Dodô sabe bem diferenciar cada um e é linha-dura com os filhos. E, apesar de bom marido, é mulherengo.

A vida dos Falcão se complica quando a carreira de Beto Falcão (Emilio Dantas), que fez muito sucesso como cantor de axé, entra em decadência. Em meio a um monte de dívidas – eles estão prestes a perder a casa e o bar de caranguejo, que fica no mesmo imóvel onde moram – uma reviravolta acontece na vida da família.

Beto perde um voo para Aracaju, onde ia fazer uma apresentação, e é dado como morto depois que o avião cai no mar. Remy (Vladimir Brichta), o irmão “ovelha negra”, começa a receber telefonemas com propostas de todos os tipos envolvendo a imagem do cantor “falecido” precocemente e percebe que manter o irmão morto pode ser um grande negócio. Junto com Karola (Deborah Secco), namorada de Beto e com quem ele mantém um caso, convence o cantor a se refugiar na fictícia Boiporã, um paraíso com poucos habitantes, até que consigam dinheiro suficiente para saldar as dívidas da família.

Luzia (Giovanna Antonelli) leva uma vida simples e feliz na fictícia ilha. Batalhadora e sempre com semblante alegre, ela cata mariscos na praia para garantir o sustento dos filho, que cria sozinha desde que o marido Edilei (Paulo Borges) a abandonou. Dona de uma bela voz, Luzia adora cantar e se apresenta, sem pretensões artísticas, no bar do estrangeiro Groa (André Dias), seu melhor amigo e confidente.

A vida da marisqueira se transforma quando ela conhece Beto Falcão (Emilio Dantas). Luzia aluga para ele a casa de sua irmã Cacau (Fabíula Nascimento), que acaba de se mudar para Salvador, e em poucos dias de convivência com o novo vizinho se apaixona completamente. Os filhos dela logo ficam apegados ao forasteiro e o consideram um pai. Esse amor que faz Luzia viver momentos de intensa felicidade também será fonte de muita tristeza após a chegada de Karola. Vítima de armações elaboradas por Laureta (Adriana Esteves), a grande mentora de Karola nos planos para afastá-la de Beto, Luzia será obrigada a fugir do Brasil com o amigo Groa e abandonar seus filhos.

Quase vinte anos depois, Luiza volta como a DJ Ariella e determinada a reunir sua família e reescrever a própria história.

"Segundo Sol" ainda tem no elenco nomes como Francisco Cuoco, Fabrício Boliveira, Cassia Kis, Chay Suede, Luisa Arraes, Danilo Mesquita, Leticia Colin, Nanda Costa, Armando Babaioff, Roberta Rodrigues, Caco Ciocler, Maria Luísa Mendonça, Odilon Wagner, Claudia di Moura, Giovanna Lancellotti, Danilo Ferreira, Luis Lobianco, Thalita Carauta, André Dias, Roberto Bonfim, Osmar Silveira, entre outros. A novela estreia dia 14 de maio, após o "Jornal Nacional" na Globo.