Quem não se lembra dos primórdios da TV por assinatura no Brasil e suas opções de canais de videoclipes. Os assinantes brasileiros já curtiram canais como CMT (Country Music Television), CMT Brasil, MC (Music Country), SoundTrack, Vh1 Soul, MTV Jams, MCM, HTV e outros.

Ano após anos os canais foram deixando o mercado ou as operadoras foram jogando os canais de lado, de modo que hoje temos uma grade praticamente unificada e com pouca variedade. Filmes, esportes, realities e séries dominam a grade de programação. E quem gosta de música? Ou se contenta com os poucos canais existentes ou busca outras alternativas como Youtube. Outra opção é conseguir a transmissão de algum canal internacional via satélite ou internet com sinal aberto e curtir.

De canais dedicados à músicas no país atualmente os assinantes podem contar com: Vh1 HD, Vh1 Megahits, Bis e Music Box Brazil. Deste apenas o Vh1 Megahits não possui sinal em alta definição. Outros canais como Multishow, MTV, Yeeah e PlayTV apresentam blocos musicais em sua grade, mas não possuem uma grade dedicada ao assunto.

Os assinantes que buscam a maior quantidade de canais musicais em alta definição tem poucas opções. NET e Claro são as operadoras que oferecem o maior número de canais musicais em HD: 03, isto mesmo: TRÊS. São eles: Vh1 HD, Bis e Music Box Brazil. As demais empresas mais conhecidas oferecem um único canal, sendo normalmente escolhido o Bis (do grupo Globosat).