O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, informou que ainda vão ser distribuídos 220 mil kits gratuitos da TV Digital nas capitais de Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e demais municípios próximos que devem passar a ter transmissão unicamente digital na TV Aberta a partir de 14 de agosto de 2018.

Nessas regiões já foram distribuídos 340 mil kits, compostos por antena, conversor de sinal e controle remoto. A informação foi dada em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28) em Brasília. Juarez Quadros solicitou à população que tem direito ao kit da TV Digital para não deixar a retirada do equipamento para a última hora, ainda faltam cerca de 45 dias para o desligamento do sinal analógico nessas sete capitais.

Segundo o presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto, as últimas pesquisas mostram que, nas capitais a serem digitalizadas, 100% da população conhecem o desligamento do sinal analógico e as vantagens da TV Digital, uma maior qualidade de som e imagem em comparação com a da transmissão analógica.

Atualmente, nessas regiões o acesso à TV Digital é de 80% das residências. Para o desligamento do sinal analógico na TV Aberta, a digitalização necessária é de 93%. Isso será avaliado por pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a ser apresentada na véspera do desligamento ao Grupo de implantação da TV Digital (conhecido como Gired), do qual Juarez Quadros também é presidente.