16 campeões, 50 mil dólares, quatro rodadas e uma grande final: essa é a fórmula da nova temporada de "Chopped", a competição culinária que desafia cozinheiros profissionais e que chega ao Discovery Home & Health na quarta-feira (06).

Todos os participantes da nova safra são chefs e já venceram edições anteriores da série. Ou seja, as disputas prometem ser ainda mais acirradas, com criações espetaculares saídas de listas dificílimas de ingredientes definidos pela produção.

A dinâmica da nova temporada é a seguinte: a cada semana acontece uma rodada preliminar com quatro chefs participantes; apenas um deles sairá vencedor dessa etapa, garantindo sua vaga na grande final. São três provas por episódio: aperitivo, entrada e sobremesa. Ao final de cada uma delas, deixa a competição o participante cujo prato foi pior avaliado pelos jurados. Ted Allen apresenta as provas e as criações passarão pelo crivo do trio de chefs Chris Santos, Alex Guarnaschelli e Geoffrey Zakarian.

São três os critérios de avaliação que determinam quem avança na competição e quem volta para casa. Contam apresentação, sabor e criatividade – e todos eles têm o mesmo peso, de forma que os jurados não esperam nada além da perfeição. Quando campeões se enfrentam, as apostas são altas e os desafios precisam ser ainda maiores. Cada prova começa com uma caixa onde estão ingredientes secretos, difíceis de preparar e raros – todos eles devem ser utilizados nas receitas junto aos itens disponíveis na despensa do programa.

A nova temporada de "Chopped" estreia dia 06 de junho, às 22h30 no Discovery Home & Health.