Estimular a difusão do conhecimento científico sobre a biodiversidade do país é o mote da série "Parques do Brasil", produção documental que a TV Brasil estreia nesta quarta (08).

Em sua temporada inicial, o programa apresenta seis episódios de 30 minutos. O primeiro percorre a Serra da Canastra, em Minas Gerais. As próximas atrações são o Parque Nacional das Emas no extremo da Serra dos Caiapós, em Goiás, e a Chapada Diamantina, na Bahia.

A série de televisão visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a diversidade biológica dos parques nacionais e de outras unidades de conservação brasileiras. A obra enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Com imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série da emissora pública conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas para ilustrar as jornadas que percorrem paisagens deslumbrantes em meio a fauna e a flora brasileiras.

Está prevista uma segunda temporada com o mesmo número de edições. Ao todo, nas duas fases, a produção da emissora pública visita mais de 20 unidades de conservação nos quatro cantos do país. O projeto é resultado da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a TV Brasil/Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

"Parques do Brasil" estreia dia 08 de agosto, às 21h45 na TV Brasil.