Eles são verdadeiros desastres diante do forno e fogão, daqueles que não sabem fritar um ovo e não conseguem sequer esquentar um pouco de leite. No entanto, essa situação calamitosa está preste a mudar, pois maior que a falta de experiência deles é a obstinação das chefs Anne Burrell e Rachael Ray – a dupla de profissionais assume a missão de transformá-los em mestres da cozinha.

Essa é a bem-humorada fórmula de "A Batalha dos Piores Cozinheiros", série inédita que o Discovery Home & Health estreia na quarta-feira (09). Dezesseis participantes passarão dez semanas em um intenso treinamento culinário sob o olhar atento de Anne e Rachael, aprendendo com elas as habilidades e técnicas culinárias.

Cada chef lidera uma equipe de oito participantes. A cada semana, as mentoras treinam suas equipes em provas classificatórias e eliminatórias. Em jogo está o prêmio de vinte e cinco mil dólares que será dado ao grande vencedor da grande final: o embate entre os dois melhores participantes consiste no preparo de uma refeição completa, em um restaurante, que será servida a um grupo de especialistas.

Antes do prêmio, contudo, há uma longuíssima jornada de aprendizado. Eles terão de dominar as práticas básicas da cozinha: como cortar ingredientes, quais utensílios utilizar, tempos e formas de cocção e como combinar os sabores e texturas dos alimentos – estas são apenas algumas das tarefas que eles terão de dominar, começando do zero e se esquivando de catástrofes.

"A Batalha dos Piores Cozinheiros" estreia dia 09 de janeiro, às 21h20 no Discovery Home & Health.