Os britânicos Ant Anstead e Mike Brewer continuam nos Estados Unidos, mas trazem clássicos europeus aos novos episódios da décima quinta safra de "Joias Sobre Rodas", que o Discovery Turbo estreia na terça-feira (29).

Os episódios inéditos, cada um deles com duração de uma hora, estão recheados de restaurações de modelos que fizeram sucesso na Europa: a temporada começa com o Ford Capri – embora um Ford, este carro foi o grande sonho dos britânicos na década de 1970, entre eles o jovem Mike –, segue com o Volvo 850 T-5R e passa, entre outros, pelo Golf GTi e o Alfa Romeo 164L.

Garimpando quintais, garagens e em contato com colecionadores, a dupla busca carros antigos que precisam da atenção especial que só um mecânico cuidadoso e versátil como Ant pode dedicar. Mike, por sua vez, fica com a parte da pesquisa e da barganha: é ele quem encontra e seleciona os automóveis nos quais os dois investirão dinheiro e muito trabalho.

A cada episódio, a restauração é o foco. O grande desafio é encontrar tesouros maltratados e viabilizar restaurações a preços atrativos para os colecionadores e admiradores de carros antigos. Enquanto os dois garimpam e pechincham para comprar peças e acessórios originais, as câmeras registram todo o processo de renascimento desses ícones.

Dos contatos com o dono, a negociação para fecharem o preço de compra, a restauração da mecânica e lataria e, por fim, o balanço da empreitada depois da revenda, as lentes registram todas as etapas de um trabalho que já rendeu pequenas fortunas à dupla.

A 15ª temporada de "Joias Sobre Rodas" estreia dia 29 de janeiro, às 20h30 no Discovery Turbo.