Em referência ao Dia de Reis, lembrado neste domingo (06), a TV Brasil apresenta o documentário "Folia de Reis" que investiga a festividade que envolve aspectos como promessa, devoção, fé, legado e tradição. A produção da própria emissora pública combina dança às entrevistas com pesquisadores e devotos para revelar os bastidores dessa manifestação da cultura popular.

Reisado, Folia de Reis ou Festa de Santos Reis são alguns dos nomes da celebração de origem portuguesa, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências das culturas africana e indígena. Além de apresentar os personagens que fazem parte da folia, o documentário traça o caminho de histórias e emoções que mantêm viva essa tradição centenária.

Para falar sobre a dinâmica dessa manifestação cultural presente no folclore brasileiro, o documentário "Folia de Reis" consulta especialistas que pesquisam o assunto e representantes dos grupos que contam suas experiências de vida e penitência. Participam do filme os mestres José do Nascimento Gabriel e José Henrique Silva, o palhaço Ronaldo Silva, a historiadora Cascia Frade e o artista plástico Edson Felipe Machado, entre tantos outros anônimos que mantêm viva essa identidade cultural que atravessa gerações.

"Folia de Reis" estreia dia 06 de janeiro, às 18h30 na TV Brasil.