Há cinco anos fazendo a maior cobertura do Carnaval de rua do Brasil, a GloboNews já está em ritmo de samba. A partir desta sexta-feira (22), o canal intensifica o noticiário sobre a pré-folia e assuntos relacionados à celebração popular mais esperada do ano. Nos quatro dias de festa oficial, um time de repórteres do jornalismo acompanha, ao vivo, blocos e manifestações culturais nas ruas de todo país. Pelo segundo ano consecutivo, também haverá flashes ao vivo da CasaBloco, no Centro do Rio.

Os programas também terão edições sobre o tema. O ‘GloboNews Especial’ que vai ao ar neste domingo, dia 24 de fevereiro, às 20h30, é dedicado ao Carnaval no interior. São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, é tomada pelo ritmo das marchinhas, pelo colorido da chita e pela alegria dos bonecões. A combinação faz com que a população da cidade de pouco mais de 10 mil habitantes triplique durante esta época do ano.

Na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, às 21h30, é a vez do ‘Cidades e Soluções’ mostrar que é possível pular Carnaval sem provocar impactos no meio ambiente. Glitter biodegradável, confete de folhas e fantasias de crochê com canudo de bambu como acessório estão na pauta.

O icônico enredo da Beija-Flor ‘Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia’, que completa 30 anos, é tema do ‘Arquivo N’ de quarta-feira, dia 27 de fevereiro, às 23h. Em 1989, o carnavalesco Joãosinho Trinta levou à Marquês de Sapucaí um dos desfiles mais revolucionários do Carnaval carioca. O marco foi a censura a uma alegoria que representava o Cristo Redentor, que passou coberto por um plástico preto. O programa passeia também pelos 70 anos da escola de Nilópolis e os 35 anos do Sambódromo do Rio de Janeiro.

Já no domingo de Carnaval, dia 03 de março, o ‘GloboNews Especial’, às 20h30, vai se debruçar sobre a história do Afoxé Filhos de Gandhy, que completa 70 anos. O programa mostra como o bloco fundado por estivadores se tornou um dos mais tradicionais do Brasil. Pelas ruas de Salvador, mais de 10 mil homens desfilam com roupas e turbantes brancos e frascos de alfazema, que perfumam a passagem do cortejo.