O cantor, compositor e ator Almir Sater recebeu nesta semana uma homenagem durante a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), evento que neste ano aconteceu no câmpus da UFMS na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul).

Na última segunda-feira, dentro da programação do evento, a reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul entregou o título de Doutor Honoris Causa a três grandes artistas: Almir Sater, Humberto Espíndola e Isaac de Oliveira.

Humberto Espíndola é artista plástico e irmão de Tetê Espíndola, que ficou conhecida por interpretar a canção “Escrito nas Estrelas”. Isaac de Oliveira também é artística plástico e tem forte participação no movimento cultural do centro-oeste brasileiro.

Almir Sater antes de se lançar na música iniciou estudos de Direito (no Rio de Janeiro) e Educação Física (na UFMS, em Campo Grande). No entanto, percebeu que sua grande paixão estava nos versos que embalaram uma geração. Gravou seu primeiro disco em 1981.

O conhecimento junto ao grande público se intensificou a partir de 1990 quando foi convidado a atuar na novela Pantanal, exibida pela TV Manchete e reprisada pelo SBT. Em 1991, dá vida a outro personagem marcante na novela A história de Ana Raio e Zé Trovão. Atuou ainda na novela O Rei do Gado, fazendo parceria com o cantor Sérgio Reis.

Almir Sater acumula também grandes prêmios, entre eles o Grammy Latino.