Há 50 anos, em julho de 1969, Neil Armstrong realizava o improvável e dava “um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”. A frase histórica do astronauta americano se referia a seus passos na superfície da Lua, imagem emblemática do primeiro voo espacial tripulado a pousar no satélite.  Para marcar a data, a GloboNews estreia na quinta-feira (04), o “Sem Fronteiras – Especial Lua”,  série que vai abordar, em cinco episódios, o passado, o presente e o futuro das explorações espaciais.

Da chegada à Lua até a discussão da viabilidade de uma viagem tripulada para a Marte, a série percorre essa linha do tempo e relembra os fatos mais relevantes da histórica viagem da Apollo 11.O correspondente Luis Fernando Silva Pinto vai o Centro Espacial John F. Kennedy, porto de lançamento de veículos espaciais da NASA, nos Estados Unidos; enquanto o repórter  Ismar madeira visita a Astrobotic, empresa fundada há apenas 12 anos que foi contratada pela Nasa para transportar cargas para a Lua a partir de 2021.

No centro da NASA  na Califórnia, Tiago Eltz mostra como estão os últimos ajustes do robô que será lançado na MARS 2020, missão que tem, entre outros objetivos, determinar se já houve vida em Marte. Em Houston, no centro espacial Johnson, Sandra Coutinho acompanha o treinamento dos astronautas e, no Brasil, Fernando Gabeira fala sobre o Programa Espacial Brasileiro e a base de Alcântara.

“Sem Fronteiras – Especial Lua” estreia dia 04 de julho, às 23h30 na GloboNews.