O canal de TV por assinatura TCM exibe ao longo do mês de julho, sempre aos domingos, a partir da meia-noite (com reprise nas segundas, às 22h), o especial TCM Clássicos: Anos 50.

Depois da guerra, o cinema mudou. O mundo era como a fumaça e as cinzas: branco, preto e acinzentado. Mas a década de 50 trouxe cores inesperadas, matizes traiçoeiras e planos desafiantes. As atrações proibidas, os ideais decepcionantes, a opressão e a violência contra a mulher surgem de formas misteriosas e surpreendentes, em filmes que são para sempre.

O especial conta com o impactante arco político que une a honestidade e a corrupção, em A Grande Ilusão (7 de julho). Com a rede de atração entre duas irmãs, dois amigos e duas classes sociais, em Férias de Amor (14 de julho). Com o dueto desesperado de Liz Taylor e Katherine Hepburn, em De Repente, no Último Verão (21 de julho), sobre o clássico de Tennessee Williams. E com a asfixiante espiral policial de investigação, sedução e morte de Anatomia de um Crime (28 de julho).