Olá, internautas

Já comentamos, neste espaço, sobre a postura da TV Gazeta em relação aos seus apresentadores que saem do ar sem o devido reconhecimento. Para quem não se recorda, o caso mais recente ocorreu com Maria Lydia.

Nesta sexta-feira (19/07), o telespectador da emissora da Fundação Cásper Líbero foi pego de surpresa. O canal paulista, de supetão, encerrou os programas “Todo Seu” e “De A a Zuca”. Ronnie Von e Celso Zucatelli saíram do ar, de uma hora para outra, sem se despedir do público. Mais uma atitude lamentável da direção artística da TV Gazeta.

Há 15 anos, Ronnie comandava a sua atração com elegância. Transformou-se em símbolo máximo da emissora. Trazia credibilidade. Conteúdo de qualidade. Em uma estratégia equivocada, a direção, após 14 anos, quebrou o hábito do público e realocou o programa para a faixa vespertina. O eterno “príncipe” ficou escondido no horário do almoço (e da sobremesa).

Já Zucatelli, conforme analisamos logo na semana de estreia, surgiu com um programa mal formatado. O jornalista repetia pautas que já vinham de outros programas da casa. “De A a Zuca” não imprimiu uma identidade própria. Não trouxe um diferencial ao telespectador. A direção da TV Gazeta aproveitou muito mal o apresentador. Também foi dispensado sem se despedir do público. E o pior: o jornalista também saiu de cena da RedeTV! após o seu programa Fala Zuca ficar apenas algumas semanas no ar.

Após o erro da mudança de horários, a TV Gazeta terá que reconquistar o seu público. A partir desta segunda (22/07), resgatará a grade anterior com “Você Bonita” ao meio-dia, “Cozinha Amiga” às 13h30 e “Mulheres” às 14 horas. O buraco ficou na prestigiada faixa noturna. O canal continuará com as reprises de “Cozinha Amiga” e “Você Bonita”.

É uma sucessão de decisões que mancha a imagem da emissora. O departamento de Jornalismo sofreu uma drástica redução. Nem sequer investem em novos nomes que poderiam vir da Faculdade Cásper Líbero. Depois, Maria Lydia sai do ar sem as devidas homenagens. Agora, o mesmo acontece com Ronnie Von. Zucatelli sai desprestigiado. Complicado.

Fabio Maksymczuk