Há cinco décadas, a história do mundo se conecta às histórias dos brasileiros por meio de um telejornal que conecta os quatro cantos do país. O primeiro programa da televisão brasileira gerado em rede nacional, o “Jornal Nacional” traz diariamente, as informações mais relevantes, as declarações mais bombásticas, as personalidades mais marcantes e os principais fatos que fazem o mundo girar desde o dia 1º de setembro de 1969.

Na comemoração, o telejornal que reflete a rotina de brasileiros de Norte a Sul terá na bancada rostos e sotaques de cada estado do país. Entre 31 de agosto e 30 de novembro, aos sábados, um rodízio levará para a bancada do JN apresentadores de afiliadas dos 26 estados e do Distrito Federal.

O lançamento do livro “Jornal Nacional: 50 anos de telejornalismo” e a série “JN 50 anos”, que conta a evolução de cinco grandes temas no período, também fazem parte da festa. Já a trilha sonora do telejornal, tão familiar aos brasileiros, é protagonista do filme conceitual criado pela Globo para celebrar a data.

Do dia 02 a 06 de setembro, a série ‘JN 50 anos’ vai mergulhar em cinco temas que foram objeto de grandes matérias ao longo do último meio século. Trechos do acervo, com os repórteres e apresentadores que deram voz às notícias, vão relembrar como a relação com o outro, a educação, as cidades, o trabalho e a saúde se transformaram, avançaram ou regrediram nesse período.  Uma viagem no tempo e pelos caminhos da sociedade.

As comemorações dos 50 anos do Jornal Nacional tem inicio no dia 31 de agosto na Globo.