O canal de TV por assinatura I.Sat exibe no domingo, dia 15 de setembro, a partir das 21h40, o especial “Espiões verdadeiros“.

O especial começa com o drama Snowden. O período de 10 anos na vida de Edward Snowden mudou a forma como o mundo vê os Estados Unidos. Snowden era analista da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) até 2013, quando pede demissão e viaja à Hong Kong. Lá ele se encontra com dois jornalistas, Glenn Greenwald e Ewen MacAskill, e uma cineasta, Laura Poitras, para destrinchar os segredos sobre os programas de vigilância digital do governo do país mais poderoso do mundo. As denúncias tomaram conta de todos os noticiários mundiais e atingiram em cheio as relações internacionais dos EUA. A exposição das práticas ilegais de vigilância da NSA e dos abusos cometidos pelo governo norte-americano afetaram países estrangeiros, grupos terroristas e até os próprios cidadãos.

 Em seguida, o canal exibe o documentário We Steal Secrets: the Story of WikiLeaks. Produção que explora o maior vazamento de dados de segurança informática da história, a do site WikiLeaks.org, que publicou informações secretas sobre operações norte-americanas e internacionais, incluindo relatórios militares, ecológicos, fiscais e financeiros. Conta com entrevistas com ex-funcionários de governos, cientistas, hackers e com o principal responsável pelo ataque virtual, o ativista australiano Julian Assange.