Na madrugada de 22 de fevereiro de 1998, parte do prédio Palace II caiu, deixando 8 mortos e mais de 170 famílias desabrigadas. É uma das maiores tragédias na história da engenharia civil brasileira. Hoje, quase 20 anos depois, o documentário “Palace II – 3 Quartos Com Vista Para o Mar” conta essa história por outra perspectiva, o olhar dos ex-moradores na GloboNews.

O filme ilustra os momentos iniciais desde o primeiro estrondo, da primeira coluna colapsada até a implosão. Também será retratado os 10 longos meses onde as vítimas garimparam os escombros do que um dia foi o Palace II, na tentativa de recuperar algum objeto ou fragmento do que restou de seus pertences e resgatar parte da sua memória. Além da perspectiva do drama, o filme analisa as reais causas do desabamento, apresenta um panorama sobre a justiça que até hoje não concedeu a indenização aos ex-moradores e toda a questão política evolvendo o então Dep. Federal Sergio Naya, proprietário da construtora SERSAN, responsável pela construção.

Acontecimentos que nunca foram revelados serão expostos. Histórias de vidas salvas e perdidas, interesses políticos, juízes heróis e vilões, ameaças de morte, tentativas de assassinato, chantagem e extorsão. Na tragédia as pessoas são levadas ao seu limite mais extremo, a natureza humana é exposta de maneira brutal, sem verniz, sem mentiras. Em cada história, em cada lágrima de quem perdeu um ente querido, no sorriso de quem conseguiu se salvar, no desespero de quem perdeu tudo, no alívio de quem viu a vida passar por um triz.

“Palace II – 3 Quartos Com Vista Para o Mar” estreia dia 24 de agosto, às 16h30 na GloboNews.