Na noite de terça-feira (27), duas novas séries passam a integrar a programação do Investigação Discovery na faixa “Especial Vítimas do Crime”: “A Última Despedida” (“Never Say Goodbye”) inaugura a noite de estreias, seguida da também inédita “Sobre Viver” (“Unbreakable: Live to Tell”).

“A Última Despedida” recapitula investigações de crimes reais em uma perspectiva singular: a da pessoa próxima à vítima que foi a última a ver-lhe com vida. Um beijo de ‘tchau’ na saída de casa, ou o um ‘até amanhã’ que nunca se cumpriu – inadvertidamente, essas pessoas tiveram nesses gestos cotidianos as derradeiras lembranças; memórias aparentemente banais que ganharam outra dimensão após a tragédia que estava por vir.

Cada episódio da série tem início com o comovente relato dessas pessoas, que narram como se despediram de seus entes queridos – sem saber que seria pela última vez. As entrevistas são a introdução para a narrativa dos eventos que se seguiram, relembrados com o auxílio de dramatizações: a dúvida, as tentativas de contato, o medo e a descoberta estarrecedora de que aquela pessoa jamais seria vista com vida novamente.

Na sequência, “Sobre Viver” também se baseia em entrevistas exclusivas para contar casos reais de pessoas que passaram por circunstâncias dramáticas que os transformaram em sobreviventes. Com duração de uma hora, cada episódio tem como foco um crime, conforme narrado por sobreviventes que viram pessoas amadas serem mortas pelos mesmos algozes que também tentaram tirar-lhes a vida.

Os protagonistas da série são ao mesmo tempo vítimas e testemunhas de crimes hediondos – eles concordam em compartilhar as memórias dos dias fatídicos que transformariam suas vidas para sempre, honrando aqueles que sucumbiram diante dos homicidas.

A Última Despedida” estreia dia 27 de agosto, às 20h30 e “Sobre Viver”, às 21h20 no Investigação Discovery.