A operadora de multisserviços Oi liberou neste último final de semana o aplicativo Oi Play para equipamentos compatíveis com o Android TV. Com a novidade, assinantes que possuem televisores (como Sony e Philips com Android TV) e set-top-box (como Xiaomi Mi Box S) podem acessar diretamente o conteúdo ofertado sem a necessidade de espelhamento via celular ou mesmo computador.

O Oi play é um portal de conteúdo online da operadora. De acordo com as informações divulgadas no site promocional, o serviço oferece mais de 30 mil títulos de filmes, séries, esportes, shows e desenhos, entre outros.

O serviço permite adicionar ainda conteúdos opcionais como FOX Premium, Watch ESPN, Telecine Play e HBO Go, entre outros.

Os assinantes podem acompanhar ainda a transmissão ao vivo de alguns poucos canais. No momento, estão disponíveis: Band, FOX Channel, FX, FOX Premium 1, Discovery, Discovery Kids, Nick, MTV, ESPN e FOX Sports. Vale ressaltar que este ainda é um número consideravelmente baixo se comparado ao ofertado pela concorrência no NOW (Claro e Claro NET) e Vivo Play (Vivo), com mais de 60 canais cada.

O sistema ainda apresenta alguns inconstâncias. Durante os testes realizados foi possível checar a grade de programação de todos os canais assinados (como na imagem abaixo), mas depois de alguns testes, o aplicativo voltou a mostrar apenas o padrão com 4 canais unicamente, tornando-se ineficiente.

Ainda durante os testes foi possível verificar que o sistema já está compatível com o recurso de gravação e/ou agendamento (veja imagem abaixo). Ao acessar determinados programas, era exibida uma tela que permitia enviar um comando para o receptor (o “tradicional” da Oi TV, em nosso caso um equipamento apontado para o satélite SES6). No entanto, mais uma vez não foi possível seguir com os testes devido a restrição (ou bug?) que limitava a apenas 4 canais exibidos no guia.

A aplicação vem para enriquecer a experiência da Oi TV. No entanto, ainda peca pelo número de conteúdo ofertado (demasiadamente menor que na concorrência NOW e Vivo Play, por exemplo). O aplicado ainda carece de maior atenção pela operadora na solução de inconstâncias como as observadas no guia de programação (e tv ao vivo), além de melhor expor o conteúdo disponível nas “vitrines” (diversos títulos somente são visualizados se o assinante realizar uma busca por título, por exemplo).

Vale ressaltar que até o momento, a Oi Play é a primeira e única a liberar seu aplicativo para Android TV. As concorrentes NOW (Claro e Claro NET), SKY Play (SKY) e Vivo Play (Vivo) não são compatíveis e até o momento não demonstraram interesse em ampliar as formas de acesso.