Iniciativas inovadoras sobre desenvolvimento sustentável são o mote da série independente “Amazônia Legal”, produção documental inédita em rede nacional que a TV Brasil apresenta a partir desta quinta (8) para sexta-feira (9), à meia-noite.

É possível desenvolver a Amazônia e manter a floresta em pé? Para esclarecer essa e outras questões, o engenheiro agrônomo e documentarista Ramom Morato percorre mais de 21 mil quilômetros por terra, céu e água no território da Amazônia Legal a procura de projetos que fortaleçam as cadeias da sociobiodiversidade.

Em busca de arranjos produtivos locais que estão dando certo, o apresentador conhece iniciativas que apontam caminhos para o desenvolvimento sustentável da região. Ele viaja por estados como Amazonas, Acre, Pará, Tocantins e Maranhão ao visitar rincões da maior floresta tropical do mundo.

Em 13 episódios de 26 minutos, a obra revela as novas formas que o homem tem encontrado para sobreviver e se relacionar com o meio ambiente. A atração investiga o contexto do processo produtivo de insumos como açaí, castanha, guaraná, borracha e diversos outros itens típicos da biodiversidade.

“Amazônia Legal” estreia do dia 08 de agosto para dia 09 de agosto, à meia-noite na TV Brasil.