O canal de notícias britânico SKY News fixou nos últimos dias uma barra no canto superior esquerdo da tela com uma contagem regressiva para o Brexit.

Mas o que é o Brexit? No ano de 2016 foi realizado um plebiscito e a maior parte dos eleitores decidiram o Reino Unido deveria deixar a União Europeia (UE). Em março de 2017, a decisão foi oficializada ao bloco da UE e de acordo com o Tratado de Lisboa (artigo 50), o desmembramento deveria ocorrer 2 anos depois.

Desta forma, o Reino Unido deveria ter deixado a União Europeia em março de 2019. No entanto, o fato não aconteceu. Diversas negociações foram realizadas para chegar a um acordo para a saída, todas sem sucesso.

Diante da possibilidade de uma saída abrupta e sem acordo, 27 líderes europeus optaram por adiar o prazo para a saída. Com isto, o Reino Unido tem até o dia 31 de outubro para decidir sobre seu futuro. Concretizando o decidido no plebiscito, esta será a primeira vez que um Estado-membro deixa a União Europeia.

O canal SKY News pode ser assistido no Brasil através de seu sinal disponível no Youtube. Quer conferir a contagem regressiva? Veja abaixo o sinal ao vivo: