O Smithsonian Channel estreia em setembro suas primeiras produções filmadas no Brasil. Trata-se do lançamento mundial de “O Reino da Onça-Pintada” e “Pantanal: Tesouro Verde”, programadas para ir ao ar nos próximo fim de semana. Cada especial terá uma hora de duração e focará na maior planície alagável contínua do planeta, o Pantanal Mato-Grossense.

O Reino da Onça-Pintada” acompanha a população de onças-pintadas que habita uma área relativamente pequena e protegida do Pantanal. Essa região, situada no interior do Parque Estadual Encontro das Águas, concentra o maior número desses felinos no mundo. Nessas terras úmidas e exuberantes, as onças-pintadas caçam jacarés e capivaras, e chegam a alcançar até o dobro do peso médio de indivíduos da mesma espécie que vivem em outros biomas. Os grandes felinos são um grande atrativo para os turistas que visitam o Pantanal e, embora consideradas uma ameaça em outros tempos, hoje as onças-pintadas são valorizadas por muitos para a prática do ecoturismo.

Pantanal: Tesouro Verde” apresentará ao público o espetáculo de vida selvagem que se forma às margens do chamado “lago rebelde”. Conhecido como “o lago que nunca seca”, as águas do local atraem uma impressionante variedade de animais nos meses de estiagem – incluindo antas de quase 300 quilos, graciosos colhereiros (aves pernaltas que vivem em terrenos pantanosos) e uma infinidade de jacarés e onças-pintadas.

O Reino da Onça-Pintada” e “Pantanal: Tesouro Verde” estreia nos dias 07 e 08 de setembro, respectivamente, às 22h no Smithsonian Channel.