Hoje (1º), a Amazon surpreendeu e anunciou acordo de um ano com a Disney, para exibição de filmes e séries da produtora americana. A plataforma incluiu uma leva de filmes inéditos, que deveriam ter estreado nos últimos meses nos canais Telecine, tais como “Capitã Marvel”, “Vidro” e “O Retorno de Mary Poppins”. Curiosamente, estes títulos da Disney foram divulgados em eventos de upfront do Telecine no começo do ano.

Segundo a assessoria do Telecine, o hub de cinema afirmou que “possui com exclusividade conteúdos da Paramount, MGM, Universal e Fox. A Disney é um dos parceiros, como a Sony e Warner, a nos disponibilizarem filmes. Continuamos a oferecer títulos de todos esses parceiros.” A princípio, o Telecine perdeu a exclusividade sobre títulos em primeira janela, mas continuará exibindo os filmes da produtora em outras janelas.

Segundo o VCFAZ.TV apurou a HBO que possuía direitos de exibição exclusivos de títulos da Disney para América Latina (com excessão do Brasil), também foi afetada pelo acordo com a Amazon. A empresa não exibe mais filmes da produtora desde agosto.

Mesmo os canais FOX Premium, concorrente da HBO na América Latina, que agora pertence ao grupo e naturalmente seria a nova casa dos filmes da Disney; não tem programados exibição dos títulos da produtora para os próximos meses.

O acordo com Amazon vai até setembro de 2020, quando a empresa deve lançar no país o Disney+, plataforma de streaming que deverá englobar todos os títulos da Disney e FOX.