Adaptação da novela de Benedito Ruy Barbosa, de 1979 e inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto, “Cabocla” estreia no Viva na próxima segunda (07), substituindo “Porto dos Milagres” na grade.

Ambientada no município rural de Vila da Mata, no Espírito Santo, em 1918, a trama gira em torno da disputa por terras entre dois coronéis – Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) – e do amor entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).

Luís Jerônimo descobre estar com pneumonia e deixa o Rio de Janeiro para se cuidar na Vila da Mata, interior do Espírito Santo. Tuberculoso, ele recebe de seu médico Dr. Edmundo (Othon Bastos) recomendações expressas. Deve se retirar da vida de dissipações que leva e passar um tempo no campo. Ele vai para a fazenda de Boanerges e Emerenciana, primos de seu pai, Joaquim (Reginaldo Faria). Na cidade de Pau D’Alho, vizinha de Vila da Mata, ele conhece a bela caipirinha Zuca. Os dois jovens se veem apaixonados, mas há um problema: a doença dele. Além disso, a oposição do noivo rejeitado por Zuca, o peão Tobias (Malvino Salvador).

Escrita por Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, filhas de Benedito, a novela tem direção geral de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes. Cabocla” – segunda versão – foi ao ar pela primeira vez em 2004 e contou com grande elenco, como Regiane Alves, Danton Mello, Malvino Salvador, Carolina Kasting, Patrícia Pillar, Eriberto Leão, entre outros.

Cabocla” estreia dia 07 de outubro, de segunda a sábado, às 15h30 no canal Viva.