Ao longo da história, o ódio e o conflito demonstram ser partes da experiência humana. De trágicos extremos, quando o ódio alimentou a destruição em massa – como o Holocausto ou o genocídio de Ruanda –, a incidentes cotidianos, tais como o bullying na escola ou comentários agressivos nas redes sociais, o ódio se faz presente de inúmeras maneiras. No entanto, mesmo que todos tenhamos a capacidade de odiar, poucos de nós entendem o que desencadeia o ódio e o transforma em uma força destrutiva.

Produzida por ​​Alex Gibney e Steven Spielberg e dirigida por Geeta Gandbhir e Sam Pollard, “Por que odiamos?” (Why We Hate?) concentra-se em uma das emoções mais primárias e destrutivas da humanidade, o ódio. A série do Discovery Channel lança a proposta oportuna de que é possível encontrar maneiras de trabalhar contra o ódio, impedindo a sua disseminação a partir do conhecimento sobre o funcionamento de nossas próprias mentes. A série em seis episódios estreia neste sábado (19),  poucos dias após a exibição nos Estados Unidos.

A produção segue com episódios semanais, no ar sempre aos sábados. A partir de técnicas jornalísticas atuais, investigações históricas aprofundadas e pesquisas inovadoras em psicologia, biologia e neurociência, “Por que odiamos?” traça a rota evolutiva do ódio e seu poderoso impacto sobre indivíduos e sociedades ao longo da história. A ciência do comportamento é uma ferramenta poderosa para nos ajudar a entender o que gera conflito, permitindo que as pessoas tenham conversas difíceis e realistas sobre esses comportamentos destrutivos.

Especialistas são fontes da série e ajudam a desvendar essas questões complexas. Entre eles estão a cientista Laurie Santos e suas contribuições sobre cognição; a antropóloga Brian Hare e informações sobre a evolução; a jornalista e autora Jelani Cobb; a especialista em extremismo Sasha Havlicek; a advogada criminal internacional Patricia Viseur Sellers e o neurocientista Emile Bruneau.

“Por que odiamos?” trabalha para contextualizar os muitos exemplos de ódio na vida cotidiana: as violentas rivalidades que surgem nos jogos esportivos, a retórica odiosa que circula desenfreada nas redes sociais e as divergências acaloradas que surgem em torno de questões políticas, raça, religião e crenças sociais.

A série segue indivíduos corajosos que lutam contra a escalada de conflitos violentos, ouve ex-terroristas e pessoas que trabalharam em favor do genocídio – permitindo que os espectadores tenham acesso a alguns dos exemplos mais contundentes dos efeitos nocivos do ódio.

Por que odiamos?” estreia dia 19 de outubro, às 21h10 no Discovery Channel. No domingo, dia 20 de outubro, o episódio já estará disponível no NOW da CLARO TV. A série também será exibida pela TV Cultura a partir do mesmo dia, às 19h, também semanalmente.