Na segunda-feira (18), o Discovery Kids apresenta “As Microaventuras de Tito e Muda”, a nova animação brasileira de sua programação. Produzida pela Copa Studio e criada pelo premiado Victor-Hugo Borges, a série conta com duas temporadas com setenta e oito episódios de sete minutos cada – ambas coproduzidas com o Discovery Kids.

Com exibição de segunda a sexta-feira, a série narra as peripécias de Tito, o menor menino do mundo. Ele é desse tamanho porque quando nasceu, todas as cegonhas estavam ocupadas, e então foi levado por um beija-flor.

A partir da perspectiva de Tito, os sapatos comuns têm o tamanho de carros, os gatos podem ser comparados a animais do porte de cavalos e seus próprios pais são tão enormes quanto prédios. Mas Tito sabe muito bem como lidar com essas diferenças de escala: se a maçaneta está a uma altura impossível de ser alçada, basta passar por baixo da porta!

Tito mora com os pais, em uma casa na escala grande, e adora passar seus dias no universo em miniatura que existe em seu jardim. A vila de Mini-Mini é uma comunidade alegre de criaturas pequeninas, entre elas a plantinha Muda, e oferece situações lúdicas, repletas de humor e diversão.

Um belo dia, Tito descobriu esse vilarejo escondido no jardim de sua casa e habitado por seres pequeninos. Em Mini-Mini, os objetos do mundo grande – como bules, tambores e caixas de sapato – foram transformados em casas confortáveis e espaços de convivência para os moradores pequeninos. É por meio de sua rotina alegre na vila do quintal que Tito nos mostra a importância de conviver com diferenças e que há sempre um lugar especial onde podemos fazer amigos.

O tamanho dos moradores de Mini-Mini contrasta com suas personalidades marcantes. Entre eles está Muda, a plantinha bebê que nasceu de uma semente de cereja e que é como uma irmã mais nova para Tito. Há também a Pudim: melhor amiga de Tito, ela é uma panda que usa aparelho nos dentes, é muito comilona e tranquila, o oposto de Tito, mas não recusa a embarcar nas empreitadas de seus amigos.

Joanina é uma joaninha atlética que mora em uma bola de tênis e tem como companhia inseparável o passarinho Al Piste que, por sua vez, sempre está́ pronto para ajudá-la nas brincadeiras radicais. Na vila moram também Victor-Pugo, o mini cachorro intelectual; Bélvis, o carneirinho cantante que tem charme de Elvis Presley; Octávio, o polvo que mora em uma mochila e vende todo tipo de bugiganga em sua loja; Cornélio, a coruja repórter de Mini-Mini; e Lufa, a coelha fofinha e medrosa.

“As Microaventuras de Tito e Muda” estreia dia 18 de novembro, às 17h40 no Discovery Kids.